03 novembro 2012

Gêneros: um diálogo entre comunicação e linguística

A noção de gênero tem estudos avançados tanto no campo do jornalismo como no campo da linguística. Nós, entretanto, temos conversado muito pouco. Com o intuito de desenvolver esse diálogo, teremos uma mesa coordenada na próxima semana (10 de novembro) no 10º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJOR).

Fazem parte da mesa o professor Adair Bonini (UFSC), pesquisador da noção de gêneros jornalísticos, tem se dedicado atualmente à Análise Crítica de Gêneros (ACG) - resultado da fusão de dois campos: Análise de Gêneros Textuais e Análise Crítica do Discurso; Francisco de Assis (ESPM, UMESP), doutorando e pesquisador da noção de gênero jornalístico, tem escrito sobre a teoria funcionalista e classificatória, estudando o gênero diversional e conduzindo o GP de Gêneros Jornalísticos com seu orientador, professor José Marques de Melo, na Intercom; Najara Ferrari, atualmente faz estágio pós doutoral na UFSM, está pesquisando o discurso de popularização da ciência e gêneros audiovisuais; e eu, que tenho caminhado para as teorias do jornalismo, com noções e proposições importantes para a compreensão de gêneros jornalísticos, mas que tem estado fora destes estudos.

Os artigos, em breve estarão nos anais, já podem ser lidos aqui:

Análise crítica de gêneros jornalísticos
Adair Bonini

Gêneros e formatos jornalísticos: critérios e escolhas na obra de José Marques de Melo
Francisco de Assis

O bate-papo na entrevista: formato de gênero audiovisual no processo de popularização da ciência
Najara Ferrari Pinheiro

Teorias de jornalismo para gêneros jornalísticos
Lia Seixas

Estará presente no debate a professora Rosiméri Laurindo (FURB), pós doutoranda em Comunicação na UMESP com professor Marques de Melo, está pesquisando a noção de autor-jornalista e autor-marca nos gêneros jornalísticos da Globo.

No site do evento, a programação completa.


0 comentários:

Site dedicado ao estudo dos gêneros jornalísticos. Criado durante nossa tese de doutorado, 2005. Esse novo layout abre um novo ciclo de estudo, pesquisa, descobertas sobre esse tema tão caro à prática jornalística e ao conhecimento sobre o jornalismo.

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP